terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

#01 - Jojo Bizarre Adventure

Comentário geral
Bizarro é a palavra exata para este mangá! Hahahaha. Não que seja ruim, mas porque não há outra palavra melhor para expressar o tipo de aventura que vemos neste mangá. A história conta os sufocos que Jonathan Joestar (Jojo) passa quando Dio Brando passa a viver na casa dele. Acontece que quando Jojo era um bebê, a carruagem onde estava com seus pais caiu em um barranco e a mãe dele e o cocheiro morreram, mas ele e seu pai sobreviveram por conta de um homem que inicialmente iria roubar o que pudesse, mas o pai de Jojo não morreu e pediu ajuda ao ladrão. Como agradecimento, ele deu um dinheiro ao homem, Dario Brando, que abriu uma taverna, mas tudo desmoronou em sua vida, sua esposa faleceu, seu negócio faliu, ele estava mortalmente doente, mas ainda tinha o filho Dio. Orientado pelo pai a buscar a família Joestar, Dio foi em busca deles com o objetivo de tomar para si a fortuna da família e se tornar rico.
Realmente ele fora bem acolhido pela família, mas desde o primeiro instante em que chegou, passou a maltratar o único herdeiro da família, Jojo, e com ele fora da jogada, poderia ser o herdeiro de toda a fortuna que pudesse. Agindo com desprezo, violência e mentiras, Dio tirou a paz de Jojo que sempre tinha amigos, um cachorro fiel e até uma namoradinha, Erina. Tudo isso foi tirado dele, e por mais que tentasse, Dio era mais esperto, forte, veloz e conseguia tudo que queria. Mas havia algo a mais na casa que por um tempo passou despercebido: uma misteriosa e estranha Máscara de Pedra pendurada na parede da casa. Ela, quando recebe gotas de sangue, ativa um mecanismo em que garras de osso saem da lateral e ficam na cabeça do usuário! No meio de uma luta entre Jojo e Dio, sangue espirra nela, ativando o mecanismo, mas apenas Jojo percebe, e pesquisa sobre ela. Porém, Dio também havia visto o estranho movimento dela e rouba as pesquisas de Jojo para descobrir mais sobre ela.
Destaque
Ah, o destaque vai para Dio com suas maldades sem dúvida! Ele viu sua mãe morrer de desgosto por causa do marido bêbado e foi capaz de matar seu pai! Atacando Jojo de todas as formas possíveis, ele realmente sempre conseguiu se destacar e cada investida era garantia de vitória sobre seu rival. E ao pesquisar mais sobre a Máscara de Pedra, ele descobriu, além das anotações de Jojo, que a máscara não era simplesmente uma forma de tortura como se imaginava, mas sim um artefato mexicano que dava ao usuário da máscara um grande poder, força e resistência! E além de poder drenar o sangue de suas vítimas, transformando-as em seus servos mortos-vivos com força sobre-humana, dava também um poder espantoso de regeneração! Traduzindo: um Vampiro! Mas com a mesma fraqueza da luz do Sol.
Melhor e pior momento do volume
No momento em que usa a máscara, tornando-se um tipo de vampiro, Dio consegue ser ainda pior contra Jonathan, matando alguns policiais que estavam na casa, quebrando o braço de Speedwagon (um amigo que Jojo conheceu quando estava em Londres pesquisando o remédio que Dio usava para envenenar seu pai e que usou também para matar Dario Brando) e matando o pai de Jojo, o que lhe dá ainda mais ódio contra Dio. Os momentos de luta, apesar de serem meio estranhos, dão uma boa dinâmica à história e as formas de violência são mesmo pra matar!
De ruim, podemos dizer que a forma inocente de Jojo e seu pai agirem é que trouxe toda essa desgraça para sua família, pois ao poupar o pai de Dio da morte certa na cadeia quando fora preso por tentar vender o anel que roubara da mãe de Jojo, o pai dele o ajudou a sair da cadeia. E depois, ao ser muito mole contra as maldades de seu adversário, Jojo era muito humilhado. Ele é muito covarde e chorão em algumas horas. Nossa, que vontade de dar uns tapas naquela cara mimada dele! Hahahahaha.
Capa
O carnaval chegou! Hahahahahahaha! Só de olhar a capa não dá pra imaginar como é a história. Ver o protagonista com um boné gigante e esquisito, rouponas coloridas e luvas não chama muito a atenção pra ler. Ainda mais o nome do mangá que é bem comprido: “Jojo’s Bizarre Adventure – Parte 1 – Phatom Blood”. Ufa... Mas apesar do nomão e do desenho carnavalesco, foi feito um bom trabalho com as bordas do desenho com os arabescos e o número bem visível no centro. Na lombada temos a logo da Planet Mangá, que é a divisão de mangás da Panini, o nome do autor Hirohiko Araki, a logo do Jojo e o título da Parte 1, e o número 01 bem grande em branco num círculo com borda dourada. Na contra-capa temos a logo grande no topo, um resumo do que acontece na história, o número 01 na sequencia, a logo da Panini e da Planet e o valor com o código de barras. E tudo isso com verniz localizado! Pra finalizar, digo que é um mangá que é comprido, cheio de personagens teatrais e dramáticos, mas que vale a pena estar entre as outras coleções. Especialmente porque é um mangá que está em publicação há mais de 30 anos! E isso é para poucos!
“Mas eu nunca vi um monstro desses! É um demônio com uma força que sobrepujou a dos homens! Que pode esmagar um homem em pedaços! O que será do mundo agora que essa criatura apareceu?!” O dramático Speedwagon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário