sábado, 9 de fevereiro de 2019

#02 - Fullmetal Alchemist

Comentário geral
E aí? Suave? Hahahahaha.

Vemos os dois irmãos procurando pela Pedra Filosofal para recuperar seus corpos e a razão para que tenham passado por esse trauma foi terem tentado realizar a proibida Transmutação Humana, que consiste em trazer à vida alguém que já morreu. Infelizmente há outras pessoas que tentaram na obra, e falharam também. Os irmãos não tinham mais o pai morando com eles que um dia saiu de casa e não voltou mais, e só tinham a mãe; ela um dia caiu doente e acabou morrendo. E por sentirem falta de seu amor, recorreram à um grande tabu que é a Transmutação Humana. Eles haviam estudado bastante, e na teoria seria fácil realizar o ato, mas algo dá errado e acontece toda a tragédia. Aceitando depois entrar para o exército e fazer uso dos recursos disponíveis, Ed faria o possível para encontrar uma forma de reaverem seus corpos e através do uso da Pedra isso seria possível. Mas como arrumar uma? Como fabricar uma? Neste volume eles encontram uma pista e vão atrás dela!
Inicialmente, Shou Tucker, o Alquimista da Sutura Vital se mostra bem receptivo com Alphonse e seu irmão Edward Elric, o Alquimista de Aço. Eles passam um bom tempo estudando e pesquisando sobre as transmutações de quimeras que Tucker tem em sua biblioteca. E nos intervalos da pesquisa brincam com a filha dele, a pequena Nina e com o cão Alexander que gosta de usar o Ed como tapete deitado em cima. Hahahahaha. Com a desculpa de fazer exercícios, ele brinca no quintal com o irmão, a menina e o cachorro. Mas Tucker está muito preocupado porque o dia da avaliação está chegando e ele precisa apresentar os resultados de mais um ano de trabalho ou poderia perder a licença de Alquimista Federal. E ele encontra um meio para isso...
Destaque
Realmente é difícil descobrir uma história que traga mais dor ao coração de quem tenha lido ou assistido Fullmetal Alchemist do que essa fase do estudioso das quimeras. Dois anos atrás ele havia conseguido sintetizar uma quimera que compreendia a língua humana e atraiu a atenção de todos para seu talento. Pena que a quimera morreu depois de algum tempo pois se recusou a se alimentar e tudo que dizia era ‘eu quero morrer’. Coincidentemente na mesma época a esposa dele foi embora para a casa dos pais dela e nunca mais voltou nem mesmo para ver sua filha ou até levá-la embora... Será que foi isso mesmo que aconteceu...?
Toda a carga dramática dos mangás e animês parece ter se concentrado nesse capítulo, pois (ATENÇÃO, SE VOCÊ NÃO CONHECE A HISTÓRIA, AQUI VEM UM SPOILER!) Tucker utilizou suas pesquisas para unir a filha e o cachorro em uma única criatura e isso revoltou muito os irmãos pois além do pesquisador ter usado a própria filha e o cachorro para o experimento, eles percebem que a esposa também havia sido usada dois anos antes. E se não fosse o Al ali, Ed certamente teria deixado Tucker quase morto. A frustração deles não é sem razão pois eles ainda não teriam capacidade para reverter o efeito e separar com eficácia os dois corpos.
.
Melhor e pior momento do volume
Uma coisa é certa: sempre que alguém cita essa parte na internet todo mundo chora. Ela é sem dúvida o pior momento neste segundo volume de FMA. Não há nem o que questionar. E o melhor de tudo é o surgimento de um grande adversário para todos no exército: um homem com uma grande cicatriz na testa está matando os Alquimistas Federais! Desconhecendo seu nome real, ele é conhecido por Scar (cicatriz em inglês) e ataca ferozmente estes Alquimistas e não deixa ninguém vivo em seu caminho! É bom ter desafios na vida e agora este desafio é bem grande e lutar contra este homem que só sabe destruir é mesmo desafiador! Corram! Ou serão destruídos, irmãos! E falando rapidamente sobre a Guerra Civil em Ishval, descobrimos que Scar é um ishvaliano que busca vingança contra os Alquimistas Federais pois eles praticamente mataram todos os membros deste povo numa guerra sem precedentes.
Depois de ler quase todo o mangá, é muito interessante ler ele novamente lá do começo porque personagens importantes para a obra ou que sofreram grandes mudanças (ou morreram) estão surgindo e a gente começa a se afeiçoar a eles novamente. Um deles é praticamente um personagem de Game of Thrones porque ele nos cativa muito e acaba morto... Poxa, aí não! Hahahaha. Mas dá para ver alguns deles agindo bastante nas páginas do mangá, como o Major Armstrong e seus músculos esculturais! Hahahahaha. Um dos personagens que mais gosto! E detalhe que ele é dublado aqui no Brasil pelo Gilberto Baroli, nosso eterno Saga de Gêmeos! Hahahahahaha. Dr. Marco também surge aqui dizendo para os irmãos abandonarem a busca por ser uma pesquisa do diabo, que se continuarem veriam o inferno, mas Ed revida dizendo que já viu testemunhou o inferno há tempo, citando o momento em que a transmutação de sua mãe dá errado. Mas o que será que aconteceu, o que será que ele viu neste momento? Um pouco mais pra frente isso será revelado para nós.
Capa
E seguindo o mesmo padrão do primeiro volume, temos agora uma linda cor metálica num tom de verde água (eu acho) e a imagem dos irmãos Elric com um buraco na parede como se dissessem "Nada fica entre nós e nosso objetivo!" Mas com um braço destruído pelo Scar e Al só com um lado do corpo inteiro pelo ataque deste ishvaliano doido, eles tem que se cuidar e vão para Resembool encontrar sua mecânica de automail. Na contra-capa temos o Ed com as mãos unidas no círculo de transmutação que ele faz substituindo o desenho que a grande maioria dos alquimistas precisa fazer para usar a Aquimia. Ou seja: ele estudou, pesquisou e trabalhou muito para chegar nesse ponto! Seu irmão, Al, ainda precisa fazer os desenhos do círculo de transmutação. Temos a descrição das aventuras deste volume aqui atrás também e na lombada, temos a palavra Alchemist do nome do mangá na mesma cor da capa e contra-capa (esse padrão de cor vai sempre mudar de volume para volume) e a figura do rosto do Alphonse ilustra este volume. Esse meio rosto deixará mesmo o mangá muito bonito se visto com os outros volumes compondo um belo mural. Hahahahaha.
“Ed. Ward. Edward. Fazer. Exer. Cícios?” Vou lá chorar em posição fetal e já volto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário