terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

05 - Holy Avenger - Apresentação da Coleção

Introdução
Olá, todo mundo! Como tem passado?

Legal, vamos entrar em um assunto muito interessante! Pra começar, quero fazer uma pergunta: você tem preconceito com quadrinhos nacionais? Se tem, Holy Avenger não é para você, e sinto dizer que você é um ‘BURRO BURRO BURRO’. Mas se pra você não importa a origem e sim o quanto tem de diversão na história, então vai curtir Holy Avenger sem dúvida alguma! Em um blog com tantos mangás, encontrar uma obra brasileira é até ‘espantoso’, não é? Pois esta coleção é um trabalho muito nacional, sim senhor, mas com muitas referências a todo tipo de cultura em suas páginas (E claro, contando com o estilo bem mangá nos belos traços de Érica Awano).
Impossível desligar a obra de sua fonte que sãos os RPGs (Role Playing Game), mangás, animês e games e a história vai muito além do que pensamos, trazendo uma surpresa atrás da outra! Com o roteiro de Marcelo Cassaro com co-criação de Rogério Saladino e J. M. Trevisan, a história gira em torno de Lisandra, uma jovem com roupas rasgadas, um pé descalço e o outro com uma bota e que viveu sempre na Ilha de Galrasia. Guiada por sonhos, ela deseja cada vez mais desesperadamente reunir os Rubis da Virtude e trazer um poderoso Paladino de volta à vida. Pelo menos é o que dizem os sonhos...
Como conheci?
Sabe, é uma longa história de como cheguei aqui, mas vamos lá bem rapidinho: eu tinha amizade com uns irmão na minha rua e como ia de manhã na casa deles, eu ficava assistindo os desenhos da finada TV Globinho, entre eles, Popolocrais, Dragon Ball Z e Sakura Card Captors, (que depois colecionei também o mangá). E como gostei da história da garotinha da Clamp, um dia comprei uma revista com ela na capa; em uma publicidade da revista, havia uma frase mais ou menos assim: “Um Guerreiro XYZ? Um Piloto de Robô Gigante? Um Treinador de Monstros de Bolso? Você pode ser qualquer um deles!” Aquela era uma propaganda de um livro de um jogo que eu nunca tinha ouvido falar direito: RPG! Mais precisamente divulgando o livro ‘Defensores de Tóquio’, que por sorte, coincidência ou simplesmente um bom trabalho de distribuição de publicações, eu encontrei na banca e comprei. Gostei da ideia do jogo e com alguns amigos que já estavam ‘no meio’, conheci a revista Dragão Brasil, que publicava muitas matérias sobre o jogo. E entre as muitas coisas que a revista trazia, havia personagens, matérias e participação dos heróis, vilões e monstros de uma história chamada Holy Avenger.
A história já estava lá na frente quando conheci, quase no final e eu não li nada porque não conhecia direito então não me interessei na época. Mas como teve uma grande aceitação do público, e muita gente pegou o bonde andando, pediam a republicação da  HQ, e quando foi relançada eu resolvi colecionar. E não me arrependo. =D
Personagem favorito
Não nego que em uma história com tantos personagens incríveis, é difícil escolher algum, mas acho que eu ficaria com Sandro Galtran. Ele, apesar de ser um ‘ladrão’, ele é muito divertido. E escolheria também a elfa Niele, por dois grandes motivos (carisma e simpatia), e também o trog anão Tork. Ele, desbocado que é, acaba sendo um personagem muito divertido também.
Saga preferida
Depois de ver ela toda é difícil escolher, mas particularmente, eu gosto mais do começo da história, pois era tudo mais leve e misterioso. Mas olhando a obra toda, ela sem dúvida é incrível do início ao fim.
A publicação do Mangá no Brasil
Realmente é difícil encontrar ela na versão original de publicação depois de concluída porque a tiragem não era muito grande, muita gente não dava atenção ao material (eu mesmo não tenho nenhuma, confesso) e é difícil encontrar em sebos, mas eu tenho a história completa em apenas QUATRO volumes! A primeira vez que foi publicada, foi pela Editora Trama, onde a coleção saiu originalmente em 40 volumes. Depois, fizeram um novo tratamento na história, ganhando retículas, reformulações de páginas inteiras e uma nova qualidade na imagem, impressa pela editora Talismã. Uma edição bonita, realmente bem acabada, com uma capa bonita e suave, diferente da arte bem detalhada e bem trabalhada de André Vazzios. Mas de repente, ela foi cancelada por algum motivo que eu desconheço/ignoro. Aí vem a terceira publicação: pela Mythos Editora. Bonita também, mas parecia que tinha sido scanneada da outra e reimpressa. Só que resolveram começar novamente. E quem, assim como eu, estava colecionando a da Talismã já no número 7, de repente é surpreendido pela edição número 1 em outra editora. Eu pelo menos, esperei chegar na número 8 pra continuar comprando. Mas pelo que vi (e comprei) só chegou até a 10 ou 11. Mas é claro! Quem iria comprar de novo sete edições da história? Eu não! Aí as vendas devem ter sido baixas e cancelaram, porque não vi mais.
Aí então em 2012, em quatro grandes volumes a Editora Jambô publicou a HQ. Edição simplesmente fantástica! E eu tenho! =D  Antes de cada capítulos tem as tirinhas de quatro quadrinhos fazendo gracinha com a própria história e isso agrega muito à obra. Fullmetal Alchemist também faz uso disso e é muito engraçado. Claro que por ser uma publicação fechada e direcionada, não tem as mesmas matérias complementares e seção de cartas como havia na publicação original. Perdemos um pouco com isso aqui, mas tudo bem. Dá pra superar. Em resumo, uma grande obra, trabalho nacional de qualidade mesmo e que vamos trabalhar com calma aqui no Blog. Seria fácil fazer um resumão de cada um dos quatro encadernados, mas há TANTO para vermos nos capítulos que vamos fazer a leitura de cada um aqui, Ok? Mas diz pra mim: conhece a obra? Já jogou RPG? Quer ser um Guerreiro XYZ? Um Piloto de Robô Gigante? Um Treinador de Monstros de Bolso? Você pode se qualquer um deles!
Mestre Arsenal, Paladino e Lisandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário