sábado, 23 de fevereiro de 2019

#02 - Jojo Bizarre Adventure

Comentário geral
Há uma certeza neste mangá: praticamente todo personagem é um tanto louco e estranho! Neste segundo volume vemos a conclusão da luta de Jojo contra o vampiresco Dio! A luta é intensa e mesmo Jojo lutando com todas as forças para vingar a morte de seu pai, Dio é mais forte, habilidoso e pode regenerar rapidamente seus ferimentos! Mas Jojo ateia fogo na mansão da família para assim colocar fim ao terrível mal que Dio traria ao mundo. E ele consegue prender Dio em uma estátua dentro da mansão de onde não consegue sair e seu poder de regeneração não consegue acompanhar a velocidade de suas queimaduras. E assim Jojo consegue eliminar o mal que a Máscara de Pedra havia despertado neste mundo novamente. Será?
A história, claro, mostra que a Máscara não foi destruída no incêndio e também Dio sobreviveu. Mas os danos foram muito severos e ele fica muito debilitado por um tempo, podendo apenas esperar que alguém viesse em busca da Máscara para então sugar sua energia vital. E quem aparece é o Chinês vendedor de venenos, a quem Dio transforma em um dos seus zumbis escravizados. Depois dele, Dio encontra Jack o Estripador e o oferece a oportunidade de ter um grande poder para matar e fazer o que quiser sem preocupações, além de um prazer jamais sentido. E também transforma em seus zumbis-vampiros-escravos os mortos de um vilarejo construído na idade média e atacam Jojo e seus amigos! Entre estes mortos estão Tarkus e o Cavaleiro da Escuridão, Bruford: os dois eram cavaleiros que morreram decapitados em uma disputa pelo trono da Inglaterra e que trazidos de volta à vida por Dio, ainda amaldiçoam este mundo e tem uma sede insaciável de sangue!
Destaque
Mas Jojo não está sozinho! Speedwagon, seu amigo, o acompanha e também um misterioso homem chamado Barão Zeppeli! Ele tem como objetivo encontrar e destruir a Máscara de Pedra, mas sabe que sozinho não poderá fazer isso e conta com Jojo e lhe ensina os mistérios e utilidades do Hamon Overdrive, que é uma técnica especial de respiração que lhe dá força sobrenatural e capacidade de curar ferimentos e doenças. E também é basicamente como a energia que usam para golpes especiais como o Cosmo, Ki e Chakra. Zeppeli e Jojo utilizam a força do Hamon para lutar contra os zumbis de Dio, mas com certa dificuldade. Contra o próprio Dio (já recuperado após sugar a energia de jovens moças no vilarejo de Windkinights) a energia deles parece inútil. E as batalhas são muito difíceis também contra Tarkus e Bruford pois eles parecem resistir ao Hamon além de terem corpos resistentes e habilidades sobrenaturais.
Melhor e pior momento do volume
Os momentos em que Speedwagon abre a boca são sempre engraçados porque ele é muito fácil de impressionar e é teimoso e chato quando quer alguma coisa! Hahahahaha. As lutas do Jojo são sempre cheias de frase de efeito, poses, caras e bocas para demonstrar sua força e juventude. Algo que chama a atenção também é a forma com que o corpo humano é mostrado e exibido, pois pelo treino até o limite os Cavaleiros Tarkus e Bruford ficaram muito fortes e Zeppeli salta uma grande distância apenas com a força dos joelhos. E em determinado momento, quando o grupo encontra um menino, Poko, Jojo diz para ele se agarrar na sua mochila e não cair de jeito nenhum, e o menino se impressiona: “Q... Que costas enormes...”. Como parte “desagradável” é que tem umas piadas muito ruins MESMO, especialmente para mostrar a falta de inteligência dos zumbis: quando um deles aparece atrás de Jojo para o devorar, solta uma pérola muito ruim antes de ser destruído por Bruford: “Eu vou devorar esse maldito! A cartilagem é a parte mais gostosa! A cartilagem!” É... Tá bom. Cada um gosta de uma coisa na vida...
Capa
Nada pode acabar com o Carnaval neste mangá! Hahahahaha! Jojo e Dio com essas roupas não fazem mais sucesso num circo? Hahahahaha. Bom, é o estilo do mangá, não dá pra falar muita coisa, mas os dois parecem estar fazendo uma sessão fotográfica para a capa e esta foi a melhor pose dos dois... Na verdade eles se vestem assim no mangá também, mas por ser preto e branco não aparece tanto quanto colorido na capa. No verso tem um texto falando deste volume também. E independente do desenho dos personagens, a arte e o trabalho que fizeram com verniz localizado ainda me impressiona.
“Ele transformou uma situação difícil em uma oportunidade de vitória!” Esta frase do Zeppeli me faz pensar quais situações difíceis eu tenho passado e me fazem crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário