terça-feira, 15 de janeiro de 2019

01 - Batman - Apresentação da Coleção

Introdução
Caindo mortos no chão de um lugar chamado Beco do Crime pelas balas da arma de um assaltante, os pais do muito jovem Bruce Wayne são a última visão que ele teve antes de também desaparecer para a partir daí iniciar uma vida totalmente diferente daquela que seus pais poderiam sequer imaginar em seus piores pesadelos: um poderoso vigilante e protetor de todo cidadão de bem e terror do coração dos criminosos em Gotham: o Batman!

Como conheci?
Imagine-se criança novamente: qual foi o seu primeiro contato com o mundo dos super-heróis? Para mim, o meu primeiro contato na vida com algum deles foi com o Batman de Adam West, aquele seriado dos anos 60. Eu assistia na televisão de casa aquele homem vestido de morcego junto ao Menino Prodígio e outros aliados enfrentando perigos grandiosos e vilões atemporais, que chamaram muito a atenção do pequeno Marcelo! Custei a acreditar quando pesquisei e descobri que o SBT exibia aqueles episódios cheios de onomatopeias durante o começo dos anos 90, e que significou muito mesmo para mim. Para mim tinha sido exibido em canais menores como CNT ou alguma coisa assim. Hahahahaha. Eu era muito pequeno para lembrar do canal.

Personagem favorito
Claro que eu gosto muito do Batman, não só por ser o primeiro de todos os heróis que conheci, mas porque a história dele é bem interessante para mim. Perder os pais e usar seu maior medo para se levantar e seguir adiante é algo que não é pra qualquer um! Ele é conhecido por ser muito rico, ser conhecedor de muitas artes marciais e também por ser um grande detetive. Mesmo que às vezes seu melhor método de investigação seja surrar bandidos por aí. Bom, funciona pra ele. Hahahaha.

Saga preferida
Logicamente começo as postagens do blog justamente por este personagem que significa tanto para mim, e confesso que foi difícil escolher entres os volumes que tenho para dar o ponta pé inicial. Não tenho nenhuma saga ou história preferida do Batman, mas gosto quando aparecem vários personagens em alguma história, ou quando é contada a origem de algum que conhecemos há tempos.

A publicação dos Quadrinhos no Brasil
O personagem foi criado em Maio de 1939 na Detective Comics nº 27 e sua estreia em nossas terras foi em Dezembro de 1940 em uma revista chamada ‘Lobinho’ e depois passou por diversas editoras como um adicional em suas publicações. Atualmente é a Editora Panini quem tem publicado as histórias do herói. Vale lembrar que apesar de ser um blog com muuuuito mais mangás, vou abordar os quadrinhos (ou é melhor chamar de HQ?) que tenho também, afinal chegaram aqui muito antes...
Sinceramente, como tenho menos volumes do que se espera de um fã ‘verdadeiro’ (porque posso ser fã tendo um único volume, ou uma figurinha, um boneco, uma capa de caderno), então cada volume foi publicado por uma editora e época diferente. Mas todos tem igualmente grande valor para mim.
Se seu maior medo fosse seu nome e símbolo de super-herói, qual seria ele?

2 comentários:

  1. Dark Girl porque (pasmem) tenho medo de escuro hahahaha e esse seria o nome menos ruim que pensei

    ResponderExcluir
  2. Hahahahaha. Acho que seria um nome mais comum do que pensa, Dark Girl. O importante é enfrentar os medos e desafios.

    ResponderExcluir