terça-feira, 15 de janeiro de 2019

#01 - Batman - O Que Aconteceu ao Cavaleiro das Trevas?

Comentário geral
Partindo do princípio de que Bruce Wayne é conhecido por ser muito rico e seu alter-ego, Batman, é conhecido por ser o maior detetive do mundo e conhecedor de muitas artes marciais, técnicas de luta, investigação e muitas coisas neste nível, ele enfrenta um grande mistério: como pode estar vendo seu próprio corpo dentro de um caixão em uma sala no Beco do Crime, lugar onde seus pais foram mortos? E o pior: seus grandes amigos e piores inimigos testemunhando sua vida de luta e sua morte, cada um à sua maneira. Mas o que está acontecendo aqui?!
Destaque
Indiscutivelmente o destaque para este volume do Batman lançado em 2013 pela Panini Books, é a primeira história que fala justamente sobre a grande pergunta que dá título ao volume: “O Que Aconteceu ao Cavaleiro das Trevas?” Muitas histórias do Batman são cheias de poderosos, maldosos e desafiadores inimigos, e ver muitos deles reunidos em um único lugar é muito perigoso! A menos que estejam ali para prestarem uma última homenagem ao homem que os caçou e prendeu por toda a vida. Cada um dos que testemunham algo sobre ele contam como fora sua morte, mas nunca saberemos qual foi a razão para ele estar naquele lugar, pois eles já o mataram muitas vezes e ele sempre ressurgia como uma grande sombra com um morcego no peito e uma aura de medo onde chegava.

A história muito bem trabalhada por Neil Gaiman e Andy Kubert tem traços muito bem feitos e há uma trama simples com histórias curtas mas tão atemporais quanto os que falam. Alguns deles estão sentados lado a lado para lembrar ‘os velhos tempos’ ou degustam um sanduíche da mesa no fundo da sala.
Dialogando com o Homem-Morcego sobre sua situação naquele momento, há uma voz feminina que nem Batman sabe a quem pertence, e no começo ele até pensa ser a Morte falando com ele, mas é alguém mais... íntima dele. Alguém que pela sua ausência fez o pequeno Bruce trilhar o caminho que o transformaria do Cruzado Encapuzado de Gotham City. E a história tem seu fim de uma maneira que achei genial: todo herói que tem tantos anos de caminhada como ele (completará 80 anos agora em 2019!) volta e meia tem sua história recontada para aqueles que não o conhecem. E ela termina com o nascimento do Bruce Wayne novamente, que vai crescer e é como se a partir daquele volume ele fosse interpretado de uma maneira mais intensa que a anterior e isso se seguirá por ciclos infinitos. Isso é o que poderíamos chamar de destino! Não adianta o que ele tente fazer, estes ciclos não se acabam e ele volta a ser o Batman.

Melhor e pior momento do volume
Aqui, sem sombra de dúvidas, o melhor, como disse, é ver diversos personagens numa mesma história falando sobre o Homem-Morcego, mas algo que também chama a atenção são as outras histórias que acompanham a primeira: um conto do Batman e Coringa se enfrentando, mas com um detalhe importante: são atores que apesar de terem um trabalho para levar o pão pra casa, gostariam de fazer outra coisa na vida que levam. A história é curta e tem um traço bem peculiar, toda em preto e branco e cheia de detalhes. E detalhe: o diretor deles é o Lobo! Hahahaha. (Não conhece? Procure como “Lobo DC” no Google.) A terceira história foca na Hera Venenosa e um investigador que acaba encantado pela vilã que está presa em Arkham e quer escapar de lá o mais rápido possível. A última história conta sobre uma equipe de reportagens que quer entrevistar o Coringa, mas sem nenhum sucesso tenta falar com outro vilão de Gotham, mas só consegue contato com o Charada que os encontra em um Ferro Velho que ele cuida e administra. Contando sua história, um já velho e aposentado criminoso fala sobre sua origem e sobre como ‘as coisas estão mudadas nos dias de hoje no mundo do crime’. Como pior parte fica apenas o fato de que tem poucas histórias do Homem-Morcego. Apesar das 132 páginas, queremos sempre um pouco mais.

Capa
Mas a capa é um show à parte!! Um Batman sombrio com uma lembrança de seus últimos instantes de felicidade abaixo dele e atrás o rosto de quatros de seus maiores inimigos! O nome dos autores, o nome do Personagem principal e a questão que é abordada na primeira história vem no topo. A contra-capa conta com um Batman escondido nas trevas e um texto que fala um pouco sobre o que podemos encontrar nas páginas deste volume especial. A lombada tem a logo da Panini Books, o nome do Batman e a questão da capa, o nome dos autores e a logo da DC Comics.

‘Eu morri?’ ‘Ainda não.’ ‘Diga o que está acontecendo.’ ‘Bruce, você é o maior detetive do mundo. Por que não descobre?’

Nenhum comentário:

Postar um comentário