terça-feira, 22 de janeiro de 2019

02 - Cavaleiros do Zodíaco - Apresentação da Coleção

Introdução
Mais uma postagem no nosso blog e esta é ESPECIAL! Pois a partir de agora vamos falar sobre a obra que mais gosto, que tenho mais material (publicações, bonecos, vídeos, desenhos, etc) e mais carinho de todas: CAVALEIROS DO ZODÍACO!!! Sempre que as forças do mal surgem no mundo, dos quatro cantos do planeta surgem os Guerreiros da Esperança, aqueles que protegem a deusa grega Athena: os Cavaleiros do Zodíaco! Utilizando o poder do Cosmo e protegidos pelas Sagradas Armaduras, seus poderes são baseados nos signos e nas constelações do céu. Foi criado por Masami Kurumada em 1985, e o traço é bonito. Verdade que não é dos mais lindos, mas são bonitos sim. Às vezes os personagens tem a cabeça achatada e os traços são meio estranhos, não podemos negar, mas deve ser de esgotamento físico. Cada capítulo saia semanalmente e o trabalho devia ser monstruoso. Mas o design das Armaduras e o fato de uma balança e um cisne, por exemplo, tornarem-se armaduras completas é fantástico! E sobre as Armaduras, sem dúvida a do Cocheiro é que mais me impressiona! Ela montada, é um cavalo com a biga romana! É incrível!
Como conheci?
Eu tinha por volta dos 8 anos de idade e gostava muito de um grupo Super Sentai chamado Changeman na extinta TV Manchete, e uma bela tarde, quando minha mãe procurava algum desenho para mim e outras crianças vermos na recém-adquirida antena parabólica, em um canal ouvi falar em Dragão e Pegasus, e pensei que fossem dois dos Changemans, mas não era... Mas sim um desenho novo para nós: Cavaleiros do Zodíaco! Gostamos de imediato! Brincávamos muito na rua, interpretando os personagens preferidos e tudo mais. Mas o tempo passou e os Cavaleiros foram esquecidos (pelo fim do canal (que seria substituído pela Rede TV! anos depois) e por serem substituídos por outras coisas em nossos corações). Algum tempo depois, com a publicação do mangá no final do ano 2000 e em 2004 com a volta à TV dos episódios do animê, ouve um novo BOOM no Brasil, e no mundo alguma coisa também fez o Cosmo despertar novamente nessa época. E hoje estamos com os animês do “Ômega”, o “Soul of Gold”, e o filme da “Lenda do Santuário” feito como uma releitura de tudo e em computação gráfica, a animação do mangá de “Saintia Shô” ainda em execução . Sem contar os mangás, como o Next Dimension (continuação oficial do mangá clássico), o Lost Canvas e seus Gaidens, Episódio G e Episódio G Assassin e Saintia Shô. Fora os capítulos especiais lançados contando sobre a fuga de Aiolos e dos Gêmeos Saga e Kanon. Temos a ansiedade a mil por conta da versão da Netflix (com direito a Shun se transformado em uma mulher, a Shaun de Andrômeda) e do novo filme com atores reais. Sem esquecer também os diversos modelos e coleções de Cloth Myth, Cloth Myth Ex, DD Panoramation... Enfim, é muita coisa. Hahahahaha. E vem mais por aí! Mesmo que eu tenha deixado Cavaleiros de lado por alguns anos, esta série sem dúvida é a que mais me marcou e me ensinou muitas coisas. E mesmo que eu tenha dito tudo isso, não tenho palavras para expressar o que Seiya e seus amigos significam para mim. Ah! Apesar de estar enferrujado hoje em dia, eu descobri na infância que tinha o dom de desenhar (herdado do meu avô paterno) ao rabiscar Cavaleiros, vejam só!
Personagem favorito
Todos. Hahahahaha. Sem dúvida entre os Cavaleiros de Bronze, é o Shiryu de Dragão e empatado, o Cavaleiro de Ouro, Saga de Gêmeos. O primeiro eu não sei explicar, mas sempre curti o discípulo do Mestre Ancião. E o segundo é pelo fato de eu ser geminiano, e que ele realmente é o mais forte (problemas com Shaketes em breve! Hahahahaha.), e tem uma (ou duas?) personalidade muito interessante. Cada saga, cada classe eu tenho um preferido, mas entre toooodos os personagens estes dois são imbatíveis na minha lista.
Saga preferida
Eu não posso opinar sobre isso. Hahahahaha. Olha... É difícil falar aqui também. Gosto de todas. Mas a das 12 Casas é insuperável. Mas talvez pelo sabor de novidade depois de tantos anos depois de só conhecer o animê, e em um formato que eu já estava bem adaptado na leitura, a parte Santuário da Saga de Hades também é incrível!

Cenário
O ambiente em que se passa o mangá é a Terra como a conhecemos no ao de 1986. Um grande ano, diga-se de passagem. (Talvez por que é o ano que eu nasci? Hehehe!) Por esta data, temos a idade dos cavaleiros nas fichas deles e as datas em que aconteceram a Guerra Santa anterior (1743) e no Ômega os personagens estão com as idades atualizadas para o ano de 2013.

A publicação do Mangá no Brasil
Repetindo um pouco do que que falei AQUI eu tenho a coleção que foi publicada no final de 2000 pela Editora Conrad, que, junto com Dragon Ball, foram os dois primeiros mangás publicados no Brasil com a leitura original japonesa e divulgação intensa. Um amigo meu sempre achou muito estranho e ruim um mangá com páginas tão brancas, e é verdade. E independente da forma que forem manuseadas, mesmo com todo cuidado, o centro do mangá sempre acabava ficando marcada pelo manuseio. E confesso que eu li e manuseei muito as primeiras edições do mangá. Foi a primeira de TODAS, e aos 14 anos eu fiquei muito encantado com a novidade. Tive muita estranheza com algumas coisas (especialmente as Armaduras, como o exemplo do Shun de Andrômeda abaixo), mas mesmo assim tive a sensatez de olhar com os olhos de uma obra que ORIGINOU o animê (que depois fui aprender a nomenclatura correta que não era ‘desenho’) que tanto gostava e dedicava tempo e energia. A lombada tem cores variadas entre si, deixando a coleção de lado bem coloridona. Não tem nenhum desenho, como detalhe da capa, ou outra coisa. E ainda tem que estar escrito ‘mangá’ pra que soubéssemos que era algo diferente. Mesmo algumas pessoas achando que ‘Mangá’ era o nome da série... As capas são bonitas, já que são imagens originais do Kurumada. Mesmo que algumas delas tenham sido tiradas do mangá e a equipe da Conrad tenha feito uma colorização (muito fraca em algumas, infelizmente), e outras tenham sido publicadas beeeem depois de a imagem ter tido alguma relação com os capítulos do mangá... E mesmo sendo fininhas, as edições são realmente épicas.
O que vamos ver é uma coleção que tem um valor inestimável para mim e espero que realmente possamos nos divertir com a leitura deste mangá. E como eu disse na postagem sobre Mangás no Brasil nós temos muitos mangás e animês hoje no país por conta de Cavaleiros do Zodíaco. Foram eles que abriram a Caixa de Pandora e libertaram tudo isso por aqui. Hahahahaha.
Os Bronze Boys

Nenhum comentário:

Postar um comentário